sábado, 15 de dezembro de 2007

Dom Cappio em greve

Pela segunda vez em pouco mais de dois anos, o bispo da Diocese de Barra (BA) Dom Frei Luiz Flávio Cappio começou no dia 27 de novembro outra greve de fome, protestando contra a transposição do Velho Chico. O primeiro jejum em 2005 durou 11 dias, quando o governo federal planejou iniciar as obras de transposição.

Naquela época, o bispo chamou a atenção da comunidade internacional e o presidente Lula foi obrigado a suspender as obras temporariamente, além de aceitar estabelecer diálogo com a comunidade civil sobre os prós e os contras da intervenção.

Este ano, com a retomada do projeto e com a presença do exército nos locais das obras, o bispo enviou uma carta ao presidente Lula onde anunciava o segundo jejum ao mesmo tempo em que o criticava severamente. “O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou o nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade brasileira”, afirma Cappio, na carta.

Ao mesmo tempo em que o jornal Folha de São Paulo anunciou que D. Cappio começou a apresentar sinais de desidratação e anemia, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou ao jornal que a nova greve de fome do religioso “parece chantagem”. O ministro pediu ajuda ao governador baiano, Jacques Wagner, para deixar uma equipe médica ao dispor do bispo e aproveitou para comunicar que o governo não vai mais negociar, por se tratar de um projeto “ambientalmente sustentável e socialmente justo”.

Por falar em greve de fome...
Quem não deve estar nada contente com toda essa repercussão da greve de fome do bispo Cappio é o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, que também tentou fazer uma greve parecida, alegando ser perseguido pela mídia durante as eleições presidenciais de 2006. É óbvio que são situações distintas. A iniciativa do bispo baiano tem um fundo social e político, enquanto que a de Garotinho se tratava de uma estratégia midiática para chamar a atenção, mas tudo que ele conseguiu foi se ridicularizar ainda mais, quando ninguém achava que isso seria possível.

Diferentemente, D. Cappio afirma que já existem propostas concretas para garantir o abastecimento de água para toda a população do semi-árido, por meio de ações previstas no Atlas do Nordeste, apresentadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), além de ações desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido (ASA).

Gostaria de saber quantos milhões de reais seriam gastos e qual empresa faria esta obra. O governo está ansioso demais para começar as atividades no sofrido, porém valente, Velho Chico. Isso está me cheirando a maracutáia pesada! Por que não avaliar detalhadamente as propostas apresentadas pelo bispo? Seria muito mais sensato levar água para todo o povo nordestino sem gastar uma quantia exorbitante e sem agredir o rio, mudando seu curso natural.

Se as propostas do bispo forem possíveis, sugiro um novo fim pra esse dinheiro que parece está sobrando nos cofres públicos. O que não falta no Brasil são escolas e hospitais que necessitam ser reconstruídos. Pelo menos para este problema, ninguém, até hoje, propôs uma forma menos invasiva e mais econômica de solução.

Se essas propostas não forem plausíveis o bispo então está lutando em vão. Será isso possivelmente uma tentativa de morrer como um santo e se tornar o mais novo Padim Ciço do sertão, como opina Bernardo Kucinski? A chance de isso acontecer ainda é incerta, a certeza é que se ele morrer devido a essa greve, o governo Lula será para sempre lembrado como pivô da morte do bispo de Barra.

Um comentário:

MOSTARDA disse...

Por mim este filho do cabrunco morre !!!!!!!!!!!!!! Será que ele não leu na biblia, que diz que quem tem mais distribui com quem não tem ? É o caso da água do S. Francisco quantos rios secos teriam agua para matar a sede da população? Que vai ter rico bebendo e utilizando a água ! Vai e dai? a vida é assim,Ele ainda esquece que o Rio não é dele é de São Francisco é parece que ele não aprendeu a oração do Santo, caso ele queira eu ensino.Começa assim:
Senhor fazei de mim um instrumento da sua paz,onde houver sede que leve a esperança!!!!!!!!!!!!!!! esperança neste caso é a ÁGUA!!!!!!!!!!!!