sábado, 15 de dezembro de 2007

Enquanto isso no andar de baixo…

Parece até brincadeira. Realmente é difícil de acreditar. Mas, aconteceu.

Depois de uma péssima campanha durante o Campeonato Brasileiro deste ano, o Sport Clube Corinthians Paulista está oficialmente na 2ª divisão da maior competição de futebol do país. Fundado em 1910, o clube estava tão mal das pernas que a tragédia já estava anunciada três rodadas antes do fim do campeonato. Depois de um empate com o Goiás e de uma derrota para o Vasco, o Timão brigava por uma vitória em Porto Alegre contra o Grêmio. O desfecho dessa história não precisa contar, né?

Foi assim que o Corinthians partiu rumo a segundona: longe de casa, com muito choro e reclamação dos torcedores fiéis ao clube. Esse feito inédito nos quase 100 anos do clube é fruto de problemas, como suspeitas de desvio de dinheiro na compra e venda de jogadores e de caixa 2. Só neste ano o clube teve três treinadores (Carpegiane, José Augusto e Nelsinho Batista), além de ter vendido craques para fazer caixa.

O Timão em 2008
Agora o que resta ao time é partir para a briga ano que vem. Para isso, o Corinthians enfrentará equipes que não vê há tempo, como o Avaí e o Bahia. A única partida contra o time catarinense foi um amistoso realizado em 1943, vencido pelo Corinthians por 4 a 3. Já contra o Bahia, o Timão fará o maior clássico da série B em 2008, já que ambos os times são campeões brasileiros.

Os jogadores terão que percorrer 46,4 mil quilômetros durante os oito meses da competição, isso porque não competem times da região Norte. A maior distância será para Fortaleza, cerca de 3.172 quilômetros.

Para contratar jogadores, o time vai penar. Tudo isso porque o clube não tem caixa. Em vez de jogadores, a direção apostou todas as suas fichas na contratação do técnico Mano Menezes, ex-Grêmio e especialista na segundona.

Tristeza para uns, alegria para outros
Enquanto milhares de corintianos sofreram com a ida do time pra a segundona, os são-paulinos e palmeirenses estão rindo à toa. Rindo da desgraça do adversário de maior tradição e, no caso do São Paulo, rindo devido ao polêmico pentacampeonato conquistado muito antes do brasileirão acabar.

E a galera não perdoa. Nos sites e nas comunidades da rede de relacionamento, o Orkut, torcedores fazem charges e piadinhas com o atual momento vivido pelo Timão. O Corinthians tem a possibilidade de reverter esse quadro e voltar à elite do futebol brasileiro ano que vem e, para isso, pode contar com o apoio da decepcionada, porém fiel, torcida. Isso se não quiser continuar sendo motivo de chacota de seus rivais por mais alguns anos.

Nenhum comentário: